Como pai de duas crianças sei bem da importância da escrita para o desenvolvimento delas. O pegar no lápis, o desenhar das letras, os rabiscos, os desenhos no rodapé, tudo isso faz parte da formação intelectual delas e, desta forma, eu nunca incentivaria a substituição disto por alguma forma eletrônica de escrita. Por isso, este post é mais voltado a quem já passou dessa fase, ou seja, alunos universitários, pós-graduandos e adultos que estejam fazendo algum tipo de curso.
Lembro da minha época de escola e de faculdade a dificuldade que eu tinha em manter minhas anotações organizadas e fáceis de consultar. Tentava de tudo. Teve semestre que utilizava um caderno para cada matéria e saía pela rua com 5 ou 6 cadernos na mochila, fora livros, estojo, agenda, etc. Em outros tentei usar um daqueles cadernos enormes de 10 matérias, mas sempre acabavam as folhas para algumas matérias e para outras não, o que me forçava a andar com mais de um desses cadernos enormes por vez.
Por fim tentei os famosos fichários. Grandes, desengonçados e muito pouco práticos eram difíceis de manusear e faziam um trabalho muito ruim de guardar as folhas, pois várias delas rasgavam próximas aos furos e caíam. Resumindo, para mim nenhum dos métodos funcionava direito.
Se eu estivesse na faculdade hoje, com certeza não andaria com nada mais que um iPad e alguns livros (que não tivessem versão eletrônica) e encontraria rapidamente qualquer anotação de um determinado tema.
Mantendo o formato dos outros posts vou listar alguns aplicativos bem úteis para utilizar na hora de estudar.
NOTABILITY
Como já mencionamos lá no nosso primeiro post, o Notability é um app de anotações cuja principal característica é a facilidade com a qual você pode mesclar na mesma nota aúdio, texto e anotações a mão livre. Desta forma, quando a aula iniciar, você já deixa o gravador ligado e vai anota, à mão ou pelo teclado, as informações que necessitar. Para trabalhos mais minuciosos há uma lupa no canto inferior da tela que amplia a área selecionada permitindo que você desenha ou escreva com maior nível de detalhes. Já nas ferramentas do teclado é possível escolher o tipo, a cor e o tamanho da fonte, além de inserir marcadores e numeração ou escolher entre negrito, itálico e sublinhado. Você pode organizar suas notas diretamente no Notability ou exportá-las para o Dropbox, Google Drive ou até mesmo para o Evernote, onde você pode criar um caderno para cada matéria juntando suas notas com trechos de livros digitalizados ou fotos de desenhos, gráficos ou fluxogramas escritos no quadro negro. O Notability infelizmente só está disponível para dispositivos Apple. Existem muitos apps de anotação nas lojas da Apple e do Google, então dê uma pesquisada e veja qual se encaixa melhor nas suas necessidades.
GOOGLE DRIVE / DROPBOX
Esses dois também já foram citados antes e os coloquei juntos aqui pois acabam tendo a mesma função: armazenar seus arquivos na nuvem permitindo que sejam acessados de qualquer lugar. Crie pastas para as suas matérias e projetos de estudo e faça trabalhos colaborativos compartilhando arquivos com seus colegas. Possuem versões em todas as plataformas, inclusive Windows e Mac.
EVERNOTE
De novo o Evernote?!?! Sim. Vocês vão sempre ler sobre o Evernote aqui no blog, porque, sinceramente, acho os caras geniais e o produto um dos mais completos no mercado permitindo que façamos quase de tudo em relação à anotações, digitalizações, organização e compartilhamento. Para os estudos, no entanto, encontrei alguns "pontos fracos" especialmente quando imaginamos que estudantes nem sempre podem pagar pelas versões mais completas. Na versão gratuita do Evernote há uma limitação de 50MB de upload por mês, o que pode ser um limitador, principalmente se for exportar do Notability notas com arquivos de audio. Outro ponto só presente na versão business do Evernote e que é gratuita no Google Drive, por exemplo, é a possibilidade de colaboração com seus colegas onde unidos podem editar o mesmo documento e manter controles de versões aprovadas pelo criador do documento. Para quem puder pagar a versão Premium ou Business poderá, no entanto, utilizar a função apresentação, que permite projetar suas notas diretamente do app como se fosse o Powerpoint ou Keynote.
KINDLE
Seja no formato de leitor físico (já bem conhecido) ou como um app no seu dispositivo Apple ou Android, o Kindle é a melhor opção para sua biblioteca eletrônica. Muito desta preferência pelo Kindle se deve ao acervo disponível na Amazon, principalmente em Português, que eu acho melhor que o iTunes,por exemplo. É bem possível, dependendo do que está estudando que você consiga todos os títulos que precisa na Amazon e não precise carregar livros grossos por aí. Não me entendam mal, adoro ler livros e os compro quase sempre em papel, pois acho mais gostoso e menos cansativo para os olhos. No entanto, quando estamos falando de livros didáticos, prefiro as edições eletrônicas que são mais fáceis de pesquisar e não pesam quando carregamos de lá para cá.
PDF PROvider
Qualquer que seja a sua área de estudo, se é um curso regular (MBA por exemplo) ou pontual você irá precisar de um bom leitor de PDF. Trechos curtos de livros que antes tirávamos Xerox, apostilas, folhetos, anotações dos colegas, tudo isso você poderá digitalizar para um arquivo PDF. Alguns livros até são encontrados inteiros no formato PDF na web. É possível abrir arquivos PDF diretamente do Dropbox, Google Drive ou pelo aplicativo de e-mail, mas será como olhar para uma fotografia, você só poderá ler e mais nada. O PDF PROvider permite que você faça anotações em documentos PDF, assim você pode adicionar notas de texto, imagens, grifar palavras e circular trchos do documento. O app permite também converter arquivos Word, Excel, PowerPoint, Pages, Numbers, Keynote, páginas HTML, fotos, mapas e Contatos, mesclando todos em um único arquivo PDF. Você pode agrupar vários documentos PDF em um único ou vários documentos de diferentes formatos em um documento PDF. O PDF PROvider está disponível somente para iPad e iPhone e custa USD 7.99, mas fiquem de olho pois de vez em quando entra em oferta ou até mesmo de graça como App da semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário